
COMO FUNCIONA
A primeira infância constituía uma área de reconhecidas carências no concelho. Considerando o dinamismo demográfico que caracteriza a freguesia de Santa Eulália, a criação de uma resposta social de apoio à primeira infância era vista com uma prioridade, até porque iria permitir servir privilegiadamente crianças residentes na freguesia de Santa Eulália, podendo-se ainda responder a solicitações de freguesias vizinhas.
Efectivamente, as respostas existentes ficavam muito aquém das necessidades da população do concelho em geral e, em particular, da freguesia de Santa Eulália e freguesias vizinhas, obrigando muitas famílias com crianças nas primeiras idades a deslocarem-se para fora da sua área de residência ou a recorrer frequentemente à ajuda de familiares, principalmente aos avôs e às avós, ou ao serviço de amas não certificadas pela segurança social.
Na realidade verifica-se que, na maior parte dos casos são os avôs e as avós, que cuidam das crianças nas primeiras idades quando as/os mães/pais regressam à atividade profissional.
É neste contexto que o Centro Social Paroquial de Santa Eulália - Vizela se propôs a criar um espaço que oferecesse, de forma integrada, um conjunto de serviços para o cuidado, educação e proteção da criança. Desta forma, surgiu a creche “Casal do Telhado” com capacidade para acolher 42 crianças, com idades entre os 3 meses e os 3 anos. O que permitiu aumentar de forma substancial a capacidade de cobertura do concelho ao nível desta resposta social.
Partindo da noção de que a afetividade está na base de toda a educação, a Creche “Casal do Telhado” do Centro Social Paroquial St. Eulália-Vizela, tem como objetivo atender às diversas necessidades do desenvolvimento da criança, nomeadamente, as de segurança, afetividade, socialização, comunicação, exploração, estimulação e a aprendizagem ativa. Como serviço adicional efetuamos o transporte de crianças tanto da parte da manhã como da parte da tarde. Este serviço é disponibilizado dentro dos limites do concelho de Vizela.
As pré inscrições para esta resposta social encontram-se abertas durante todo o ano letivo, assim como as visitas às instalações, por isso sintam-se à vontade para passar na nossa instituição dentro dos seguintes horários: 09h30 às 11h00 e das 16h00 às 17h00.
Juntos iremos fazer os/as vossos/as filhos/as felizes!
